fbpx
Home Autoconhecimento Descubra Seus Pontos Fortes: 2 Métodos Absolutos (+ Lista Completa)

Descubra Seus Pontos Fortes: 2 Métodos Absolutos (+ Lista Completa)

Escrito por Felipe Cotrim 15/09/2020
Descubra Seus Pontos Fortes: 2 Métodos Absolutos (+ Lista Completa)

Por mais batido que pareça, pensar sobre os nossos pontos fortes e fracos é pensar sobre um dos grandes pilares do autoconhecimento.

E apesar de ser um assunto comum, é impressionante como a maioria das pessoas não saberia dizer com facilidade as suas principais forças e fraquezas.

É por essas e por outras que esse tema merece a nossa melhor atenção.

E eu tenho uma boa notícia: hoje você não sai daqui sem ter bastante clareza sobre os seus principais pontos fortes e fracos.

Então olha só o que temos pela frente:

  1. Introdução
  2. Dez Benefícios de Conhecer Seus Pontos Fortes e Fracos
  3. Os 2 Métodos Absolutos (com Lista Completa)
  4. Conheça 4 Simples Passos para Identificar as Suas Forças e Fraquezas
  5. Como Utilizar o seu Novo Ranking para se Diferenciar na Prática
  6. Conclusão

Vamos lá!

1. INTRODUÇÃO

Pontos fortes (ou também ‘reações’) é um dos 7 pilares do autoconhecimento.

E ao contrário do que muitos pensam, esse não é um tema que nos ajuda apenas numa entrevista de emprego, mas durante toda a nossa vida profissional e até pessoal.

Tendo clareza de que, por exemplo, empatia é uma grande força sua, você deve procurar usar essa “arma” com mais frequência no dia a dia.

Investir nas nossas forças, significa ampliar os nossos diferenciais.

Por outro lado, sabendo que disciplina é um dos seus principais pontos fracos, você deve trabalhar para evitar que isso seja um peso negativo excessivo.

Investir nas nossas fraquezas, significa reduzir as nossas limitações.

Mas vamos com calma, além de conhecer os 2 métodos absolutos e a lista completa de exemplos, hoje também vamos identificar os nossos e aprender a usá-los.

2. DEZ BENEFÍCIOS DE CONHECER SEUS PONTOS FORTES E FRACOS

Acima já pincelamos alguns benefícios, mas aqui está um resumo e outras vantagens adicionais de estudar o tema:

  1. Desempenho superior em entrevistas de emprego
  2. Viver uma vida mais autêntica
  3. Performance constantemente melhor ao longo da carreira
  4. Maior nível de felicidade duradoura
  5. Maiores níveis de autoconfiança
  6. Redução da Síndrome do Impostor
  7. Clareza sobre quais tarefas devem ser executadas por você e quais devem ser delegadas
  8. Conhecer os nossos diferenciais no mundo
  9. Facilidade para tomar decisões profissionais e pessoais
  10. Evitar alguns dos problemas comuns de quem não se conhece muito bem

Enfim, vamos tornar isso mais prático!

3. OS 2 MÉTODOS ABSOLUTOS SOBRE PONTOS FORTES: LISTA COMPLETA

Existem 2 métodos indiscutíveis quando o assunto é forças e fraquezas.

O primeiro que vamos ver é o Clifton Strengths, amplamente usado por empresas e bastante popular.

O segundo é o método do professor Martin Seligman, talvez menos conhecido, mas tão bom quanto o primeiro. 

PRIMEIRO MÉTODO: AS 34 FORÇAS DE CLIFTON

O método Clifton Strengths nada mais é do que um teste que mede as 34 forças de um indivíduo. O questionário é acompanhado de um relatório com análises dos seus resultados.

O teste é bastante usado por empresas, mas a verdade é que qualquer um pode fazer. Basta pagar R$295,00 para ter acesso ao pacote completo.

A organização conta que ao voltar da segunda guerra mundial, o americano Don Clifton decidiu se dedicar ao desenvolvimento de pessoas, e que foi assim o início de toda a história deles.

A empresa Gallup, que administra e vende o teste no mundo todo, diz que mais de 23 milhões de pessoas já passaram pelo renomado método.

Mas como ele é por dentro?

OS 4 DOMÍNIOS QUE ORGANIZAM AS 34 FORÇAS

As 34 forças do Clifton Strengths estão divididas em 4 domínios principais:

  1. Execução
  2. Influência
  3. Construção de Relacionamentos
  4. Pensamento Estratégico

Basicamente, o domínio da Execução quer descobrir como você faz as coisas acontecerem. Já Influência investiga como você influencia outras pessoas. Construção de relacionamentos quer saber como você constrói e nutre relacionamentos fortes. Por fim, o domínio do Pensamento Estratégico se concentra em como você absorve, pensa, e analisa situações e informações.

Abaixo vamos ver exatamente quais as forças estão dentro de cada um desses domínios.

CONHEÇA DE PERTO AS 34 FORÇAS DE CLIFTON

As informações abaixo foram adaptadas da própria página das descrições completas que a empresa oferece.

DOMÍNIO 1 – EXECUÇÃO
  • Realização: Pessoas que trabalham duro e apresentam muita perseverança. Elas têm grande satisfação em estarem ocupadas e produtivas.
  • Organização: Pessoas que são capazes de organizar mas que também têm uma flexibilidade que complementa essa capacidade. Elas gostam de determinar a maneira como todos os recursos e partes podem ser organizadas para máxima produtividade.
  • Crença: Pessoas que têm determinados valores essenciais e imutáveis. Desses valores, emerge um propósito definido para suas vidas.
  • Imparcialidade: Pessoas que são conscientes da necessidade de tratar os outros com igualdade. Elas desejam rotinas estáveis, regras e procedimentos claros que todos possam seguir.
  • Prudência: Pessoas que são mais bem descritas pelo grande cuidado ao tomarem decisões ou fazerem escolhas. Elas antecipam os obstáculos.
  • Disciplina: Pessoas que gostam de rotina e estrutura. O mundo desses indivíduos é mais bem descrito em termos da ordem que eles criam.
  • Foco: Pessoas que escolhem uma direção e a seguem, fazendo as correções necessárias para se manterem no curso escolhido. Elas definem prioridades e agem.
  • Responsabilidade: Pessoas que assumem um compromisso psicológico de cumprir o que prometem. Elas são comprometidas com valores estáveis, tais como a honestidade e a lealdade.
  • Restauração: Pessoas que são especialistas em lidar com problemas. Elas são boas em descobrir o que está errado e resolver o problema.
DOMÍNIO 2 – INFLUÊNCIA
  • Ativação: Pessoas que fazem acontecer, que tornam pensamentos em ação. Elas querem agir agora em vez de simplesmente falar.
  • Comando: Pessoas que têm presença forte. Elas podem assumir o controle de uma situação e tomar decisões.
  • Comunicação: Pessoas que geralmente têm facilidade de traduzir seus pensamentos em palavras. Elas têm boas conversas e são boas apresentadoras.
  • Competição: Pessoas que medem seu progresso em relação ao desempenho dos outros. Elas se esforçam para conquistar sempre o primeiro lugar e adoram participar de torneios.
  • Excelência: Pessoas que se concentram nos seus pontos fortes como um modo de incentivar a excelência individual e coletiva. Elas procuram transformar algo muito bom em algo fantástico.
  • Autoafirmação: Pessoas que se sentem confiantes em sua capacidade de assumir riscos e administrar suas próprias vidas. Elas têm uma bússola interna que proporciona certeza em suas decisões.
  • Significância: Pessoas que querem exercer um grande impacto. Elas são independentes e priorizam projetos com base em quanta influência elas exercerão sobre sua organização ou pessoas próximas.
  • Carisma: Pessoas que adoram o desafio de conhecer estranhos e conquistá-los. Elas sentem satisfação em quebrar o gelo e estabelecer contato com alguém.
DOMÍNIO 3 – CONSTRUÇÃO DE RELACIONAMENTOS
  • Adaptabilidade: Pessoas que preferem aceitar as coisas conforme acontecem. Elas tendem a ser pessoas centradas no agora, que acolhem as circunstâncias da vida e descobrem o futuro um dia de cada vez.
  • Conexão: Pessoas que acreditam nas ligações entre todas as coisas. Elas acreditam que há poucas coincidências e que quase todo evento tem significado.
  • Formador: Pessoas que reconhecem e cultivam o potencial dos outros. Elas identificam os sinais de cada pequena melhoria e obtém satisfação a partir da evidência do progresso.
  • Empatia: Pessoas que conseguem sentir as emoções de outras pessoas, que se colocam na pele e na situação delas.
  • Harmonia: Pessoas que buscam o consenso. Elas não gostam de conflitos, em vez disso procuram pontos de concordância.
  • Inclusão: Pessoas que aceitam os outros. Elas se importam com as pessoas que se sentem excluídas e se esforçam para incluí-las.
  • Individualização: Pessoas que ficam intrigadas com as qualidades únicas de cada pessoa. Elas têm o dom de descobrir como diferentes pessoas podem trabalhar juntas de forma produtiva.
  • Positivo: Pessoas que têm um entusiasmo contagiante. São pessoas alegres e que estimulam os outros com seus planos.
  • Relacionamento: Pessoas que preferem relacionamentos muito próximos com os outros. Elas sentem enorme satisfação em ajudar seus amigos a conquistar um objetivo.
DOMÍNIO 4 – PENSAMENTO ESTRATÉGICO
  • Analítico: Pessoas que procuram por motivos e causas. Elas têm a capacidade de analisar todos os fatores que podem afetar uma situação.
  • Contexto: Pessoas que gostam de pensar no passado. Elas entendem o presente estudando a história.
  • Futurista: Pessoas que são inspiradas pelo futuro e pelo que pode acontecer. Elas energizam outras pessoas com suas visões do amanhã.
  • Ideativo: Pessoas que são fascinadas por ideias. Elas conseguem descobrir conexões entre fenômenos aparentemente não relacionados.
  • Input: Pessoas que têm uma necessidade de coletar e arquivar. Elas podem acumular informações, ideias, artefatos ou até mesmo relacionamentos.
  • Intelecção: Pessoas que se caracterizam por sua atividade intelectual. Elas são pessoas introspectivas e que apreciam discussões profundas.
  • Estudioso: Pessoas que têm um grande desejo de aprender e que desejam se aprimorar continuamente. Elas são motivadas muito mais pelo processo de aprendizagem do que pelos resultados.
  • Estratégico: Pessoas que criam formas alternativas para prosseguir. Diante de qualquer cenário que se apresente, elas sabem rapidamente detectar os padrões e as questões relevantes.

O meu objetivo com esse artigo, além de te apresentar os métodos mais usados e renomados de forças e fraquezas, é te inspirar com termos e descrições para talvez provocar em você algum nível de reflexão.

Afinal, nada te impede de pensar por si mesmo e tirar alguns insights (mais sobre como tirar insights abaixo).

Mas se você quer se aprofundar em cada uma das forças, eu sugiro uma visita ao site, ou até mesmo a compra do teste.

SEGUNDO MÉTODO: AS 24 FORÇAS DE MARTIN SELIGMAN

Pontos fortes e fracos
– Foto by Dimitar Belchev

Esse é o método do “pai” da Psicologia Positiva, o professor americano Martin Seligman.

O nome do teste em si que mede os nossos pontos fortes é VIA Survey of Character Strengths.

Ele acaba por ser menos popular do que o Clifton Strengths, mas os dois métodos são igualmente excelentes na minha opinião. Tenho até uma leve preferência pessoal por este aqui.

Aliás, uma grande vantagem das 24 forças é o fato de estar disponível gratuitamente na internet, basta preencher um simples cadastro no site para ter acesso.

Entretanto, existem dois pequenos obstáculos: o teste é inteiramente em inglês e é bem longo. Eu demorei aproximadamente 40 minutos para responder as 240 questões, mas valeu a pena.

Enfim, como é o método por dentro?

AS 6 VIRTUDES QUE ORGANIZAM AS 24 FORÇAS

Diferente do Clifton, onde tudo foi organizado em 4 domínios, aqui os pontos fortes estão organizados dentro de 6 domínios, na verdade dentro de 6 virtudes humanas.

Para descobrir as 6 virtudes universais, Seligman e sua equipe fizeram um profundo estudo considerando os 4 cantos do mundo e pesquisando desde a Antiguidade até os dias atuais.

As 6 virtudes humanas universais que se revelaram são:

  1. Sabedoria
  2. Coragem
  3. Humanidade
  4. Justiça
  5. Temperança
  6. Transcendência

Dentro de cada uma dessas virtudes, estão as forças que iremos ver em mais detalhes abaixo.

CONHEÇA DE PERTO AS 24 FORÇAS DO PROFESSOR SELIGMAN

As informações abaixo foram adaptadas da própria página das descrições completas que a empresa oferece.

VIRTUDE 1 – SABEDORIA
  • Criatividade: Eu sou criativo, conceitualizo coisas úteis, tenho ideias que resultam em algo de valor.
  • Curiosidade: Eu procuro situações onde ganho novas experiências sem ficar no meu caminho ou no caminho dos outros.
  • Julgamento: Eu peso todos os aspectos objetivamente ao tomar decisões, incluindo argumentos que estão em conflito com minhas próprias convicções.
  • Amor por Aprender: Sou motivado a adquirir novos níveis de conhecimento ou a aprofundar meus conhecimentos ou habilidades existentes de forma significativa.
  • Perspectiva: Eu dou conselhos aos outros considerando perspectivas diferentes (e relevantes) e usando minhas próprias experiências e conhecimentos.
VIRTUDE 2 – CORAGEM
  • Bravura: Eu ajo com minhas convicções e enfrento ameaças, desafios, dificuldades e dores, apesar das minhas dúvidas e medos.
  • Honestidade: Sou honesto comigo mesmo e com os outros, tento me apresentar e apresentar minhas reações com precisão a cada pessoas e assumo a responsabilidade por minhas ações.
  • Perseverança: Eu persisto com meus objetivos apesar dos obstáculos, desânimos e decepções. 
  • Entusiasmo: Eu me sinto vital e cheio de energia, abordo a vida me sentindo motivado e entusiasmado.
VIRTUDE 3 – HUMANIDADE
  • Bondade: Sou prestativo, empático e regularmente faço favores aos outros sem esperar nada em troca.
  • Amor: Eu tenho relacionamentos próximos e amorosos que se caracterizam por dar e receber amor, ternura e carinho.
  • Inteligência Social: Sou consciente e entendo meus sentimentos e pensamentos, além dos sentimentos dos que estão a minha volta.
VIRTUDE 4 – JUSTIÇA
  • Justiça: Eu trato todos igualmente e justamente. Dou a todos a mesma oportunidade e as mesmas regras.
  • Liderança: Eu assumo o comando e oriento grupos para metas significativas. Asseguro boas relações entre os membros do grupo.
  • Trabalho em Equipe: Eu sou um membro de equipe solícito e prestativo. Me sinto responsável em ajudar a equipe a atingir seus objetivos.
VIRTUDE 5 – TEMPERANÇA
  • Perdão: Eu perdoo os outros quando eles me chateiam e/ou me aborrecem. E eu uso essas informações em futuros encontros com essas pessoas.
  • Humildade: Eu sei quais são os meus pontos fortes e talentos, mas sou humilde, não busco ser o centro das atenções ou receber reconhecimento.
  • Prudência: Eu ajo com cuidado e cautela, procurando evitar riscos desnecessários e planejando com o futuro em mente.
  • Autorregulação: Eu administro meus sentimentos e ações, e sou disciplinado e autocontrolado.
VIRTUDE 6 – TRANSCENDÊNCIA
  • Apreciação de Beleza: Eu reconheço, sinto com emoção, e aprecio a beleza ao meu redor e as habilidades dos outros.
  • Gratidão: Sou grato por muitas coisas e expresso essa gratidão aos outros.
  • Esperança: Sou realista e também cheio de otimismo em relação ao futuro, acreditando nas minhas ações e me sentindo confiante de que tudo dará certo.
  • Humor: Eu abordo a vida de maneira divertida, fazendo os outros rirem e encontrando humor em momentos difíceis e estressantes.
  • Espiritualidade: Eu sou espiritual e acredito em um sentido de propósito ou significado em minha vida; vejo meu lugar no grande esquema no universo e encontro significado na vida cotidiana.

4. COMO IDENTIFICAR AS SUAS FORÇAS E FRAQUEZAS?

como identificar forças e fraquezas
– Foto by Charles Deluvio

Veja, sem investir dinheiro (teste Clifton) ou tempo (teste Seligman), ficamos mais suscetíveis a erros.

Ou seja, se você está interessado no assunto, eu sugiro você fazer algum dos testes de uma vez por todas.

Entretanto, eu tenho boas dicas que podem te ajudar a construir um ranking confiável se você optar por seguir solo.

Siga os 4 passos abaixo para entender as suas principais forças e fraquezas.

4 SIMPLES PASSOS PARA DESCOBRIR SEUS PONTOS FORTES E FRACOS

Passo 1: Autorreflexão

Escolha algum dos dois métodos apresentados e mergulhe nas definições acima. Isto é, sublinhe, rabisque, reflita sobre o que faz mais e menos sentido para você.

O objetivo aqui é ganhar um entendimento geral sobre as forças e sobre você.

O que você faz com facilidade? Pelo que você é elogiado? Que tipo de atividade você desempenha com prazer? Quais forças parecem estar relacionadas às suas respostas?

Passo 2: Ranking Inicial

Depois da análise acima, tente organizar e ordenar as suas forças. Seu objetivo é encontrar as top 5. E se conseguir, as últimas 5 (seus pontos fracos).

Qual vem primeiro? Qual vem depois? Se estiver difícil, inverta o raciocínio: Quais definitivamente não são meus pontos fortes?

Vá refletindo e alterando até ficar moderadamente satisfeito.

Passo 3: Prova Real

Pergunte para uma pessoa que te conhece bem (ou até para mais de uma pessoa), se as suas escolhas fazem sentido na visão dela.

Você pode fazer isso de duas maneiras: mostrando o resultado final e pedir críticas, ou dar um exercício em branco para a pessoa responder e depois comparar resultados.

Curiosidade: Por que fazer uma prova real?

Autoconhecimento tem 2 partes: uma interna e uma externa. A interna é como nós nos vemos, a externa é como os outros nos veem. Ou seja, nós precisamos da ajuda dos outros para criar uma imagem mais clara de nós.

* Sugestão de leitura: Guia Completo de Autoconhecimento.

Por isso é tão importante ajustar o nosso ranking depois dos comentários dos outros. E também porque o nosso cérebro não é muito confiável quando precisamos nos autoavaliar.

Passo 4: Ranking Final

Com base no feedback das pessoas acima, ajuste o seu ranking e chegue na versão final.

O objetivo é ter uma lista dos top 5 (seus principais pontos fortes), e outra lista dos últimos 5, (seus principais pontos fracos).

5. COMO UTILIZAR O SEU NOVO RANKING PARA SE DIFERENCIAR NA PRÁTICA?

como se diferenciar
– Foto by Christopher Burns

A regra é: ambos os extremos do seu ranking final merecem atenção.

Os top 5 são ou serão os seus grandes diferenciais no mundo. E os últimos 5, são suas grandes limitações.

OS TOP 5: COMO SE DIFERENCIAR

Esses são a sua marca, você será reconhecido por isso, são coisas que você desempenha naturalmente melhor do que a maioria das pessoas.

Seu objetivo é trazer todos eles para o seu trabalho, sua família, e outros meios de atuação.

Use e abuse. Utilizar esse pontos fortes é estar no seu melhor.

Por outro lado, ter suas principais forças inutilizadas é mau sinal, significa que você não está usando tudo o que tem. Isso seria como ter uma Ferrari, mas nunca passar dos 50 km/h.

Por exemplo, se Entusiasmo é uma força sua e você não a utiliza tanto, tente arrastar isso para dentro de sua rotina de algum jeito.

Peça ao seu chefe para fazer o pitch para os investidores dessa vez, tente conduzir a reunião matinal com a sua equipe de vendedores, contagie o seu ambiente familiar.

Que outros passos pequenos você pode dar hoje para colocar seus pontos fortes dentro da sua rotina?

OS ÚLTIMOS 5: COMO REDUZIR SUAS LIMITAÇÕES

Embora os top 5 mereçam mais atenção, não podemos esquecer dos últimos 5.

Essas são suas principais fraquezas, seu objetivo é pelo menos conseguir nivelar esses traços para que eles não pesem negativamente no seu desempenho.

Esses pontos muito provavelmente nunca serão pontos fortes, então não devemos nos matar de trabalhar neles, devemos apenas evitar que isso nos limite muito.

Ou seja, busque um colega de trabalho que te complemente, aprenda a delegar determinadas tarefas em vez de executar, e esforce-se para pelo menos saber o mínimo necessário sobre o traço em questão.

Por exemplo, se Trabalho em Equipe é uma fraqueza sua, em vez de entrar na próxima longa reunião de equipe sozinho, traga alguém confiável com boa inteligência emocional e social para te ajudar.

Que outros passos pequenos você pode dar hoje para reduzir seus pontos fracos dentro da sua rotina?

6. CONCLUSÃO

Têm assuntos que são batidos e irrelevantes, e outros assuntos que são batidos e extremamente relevantes.

Forças e fraquezas pode ser um assunto batido, mas é fundamental. Não é à toa que existe tanta ciência, testes pagos, e consultorias sobre o tema.

Não esqueça:

  • Seus principais pontos fortes são sua marca na mundo. Trabalhe aqui para se diferenciar cada vez mais.
  • Seus principais pontos fracos são suas grandes limitações. Trabalhe aqui para reduzir esse peso negativo cada vez mais.

Por sinal, apesar do nosso ranking de forças e fraquezas principais poder mudar, ele geralmente muda pouco ao longo da vida.

De qualquer forma, revisite essa página sempre que sentir necessidade de ajustar o leme.

A lista completa de exemplos dos 2 métodos mais confiáveis que existem sempre estará disponível aqui para você.

Referências:

[LIVRO] Martin Seligman (2002) Authentic Happiness: Using the New Positive Psychology to Realize Your Potential for Lasting Fulfilment. Atria Paperback.

[QUESTIONÁRIO] VIA Survey of Character Strengths (2020) Link: https://www.authentichappiness.org

[PODCAST] TED (2019) WorkLife with Adam Grant. When Strength Becomes Weakness. Link: https://www.ted.com/talks/worklife_with_adam_grant_when_strength_becomes_weakness?language=en&referrer=playlist-worklife_with_adam_grant_mar_2019

[SITE] Gallup (2020) Clifton Strengths. Link: https://www.gallup.com/cliftonstrengths/pt/253724/34-temas-cliftonstrengths.aspx

[SITE] VIA Institute on Character (2020). Link: https://www.viacharacter.org/character-strengths

Você também pode gostar