fbpx
Home Autoconhecimento Os Melhores Livros que Li em 2018

Os Melhores Livros que Li em 2018

Escrito por Felipe Cotrim 07/12/2018
Os Melhores Livros que Li em 2018

Ler fez grande parte do meu ano de 2018.

Oito livros mereceram destaque especial, são aqueles que realmente provocaram uma pequena transformação em mim e que espero que cause o mesmo efeito em você.

Se preferir, aqui está a lista completa dos meus livros com um micro resumo e link amazon.

Na ordem da minha preferência, aqui estão eles:

1) A Coragem de Não Agradar

Autores: Ichiro Kishimi & Fumitake Koga

Sente-se. Respire bem. Comece a ler.

Livro extremamente impactante, espero que você aguente verdadeiros tapas na cara. Nos traz um desconforto imediato, mas faz abrir os olhos para muita coisa.

Fala sobre responsabilidade, proatividade, protagonismo e que tudo na vida é uma questão de escolhas. Muito fácil de ler e eu acredito que todo mundo deveria conhecer esse mindset, é libertador.

2) Daring Greatly

Autora: Brené Brown

Essa mulher é genial!

Não é o primeiro livro dela que leio, sou fã. Poucos no meio do desenvolvimento pessoal conseguem transmitir uma mensagem com tanta força como a Brené. Ela une seu grande conhecimento acadêmico com experiência própria, e converte isso em argumentos certeiros e muito bom humor.

Neste título há uma aula de vulnerabilidade, coragem e conexão, conceitos essenciais-cruciais-triviais na vida de qualquer indivíduo. Ela ainda explica o conceito de vergonha e como isso nos ameaça de maneira articulada.

Leitura obrigatória.

3) Steve Jobs

Autor: Walter Isaacson

Duas coisas que não tenho muita atração: biografias e livros de 600 páginas.

Mas nada foi disso foi suficiente para eu achar esse livro ruim, pelo contrário, um dos melhores que já li.

É extremamente interessante poder acompanhar a vida de um gigante e poder aprender junto com ele em seus erros e acertos. A quantidade de coisas que dá pra levar para a vida é enorme.

A história dele é muito conhecida, mas a visão do Isaacson é diferente. Afinal, foi a visão que Jobs permitiu dentro da sua vida.

Se está buscando inspiração, aqui tem de sobra!

4) Great Thinkers

Autor: The School of Life

Qualquer página de wikipédia pode te falar sobre Grandes Pensadores, o que fez esse livro se destacar tanto para mim foi a ótica da The School of Life.

A visão é totalmente imparcial, eles colocam tudo na mesa sem julgamentos de certo ou errado, melhor ou pior.

Então, se você tiver a cabeça aberta para crescer, prepare-se para quebrar paradigmas!

De Maquiavel, você não verá apenas ideias impiedosas; de Marx, você não vai ler só sobre ditaduras desumanas; e de Freud, você vai enxergar além da psicologia.

Os temas abrangem filosofia, teoria política, sociologia, psicoterapia e outros. São 60 Grandes Pensadores distribuídos em 469 páginas que valem MUITO a pena.

5) Self-Knowledge

Autor: The School of Life

Pois é, virei fã dos livros deles. Já tenho 7 em casa.

Esse é uma aula de autoconhecimento. Além de oferecer um panorama muito fácil e intuitivo sobre o tema, tem exercícios excelentes para quem quer se conhecer melhor.

São apenas 90 páginas, mas tem mais valor que muito livro de 500.6

6) O Alquimista

Autor: Paulo Coelho

Cansado de algumas leituras mais técnicas e aceitando a indicação da minha esposa Clara, resolvi ler a grande obra do Paulo Coelho.

Não esperava gostar tanto, leitura agradável e cheia de simbologias. Achei a mensagem bastante atual e na veia de algumas reflexões que andei fazendo. Fora isso, é curto, inspirador e tem o poder de te levar para outro mundo.

Eu acredito que a grande magia desse livro é conseguir ressonar com qualquer leitor em qualquer nível de maturidade. Você pode ser presidente de uma nação ou estagiário de uma empresa pequena, vai te fazer refletir.

É melhor ter um pós conceito do que um preconceito, leia.

7) O Poder do Agora

Autor: Eckhart Tolle

Em 2017 me surpreendi bastante com Propósito do Sri Prem Baba. No entanto, eu vi esse livro como uma evolução daquele.

Acredito cada vez mais em viver presente no momento e em buscar uma vida com mais equilíbrio, as palavras de Tolle reforçaram tudo isso e me chamaram atenção para outras muitas maneiras de viver melhor e com menos ansiedade.

Livro cada vez mais necessário para encarar os tempos atuais.

8) Authentic Happiness

Autor: Martin Seligman

Seligman é um gênio da psicologia, um investigador nato e sua linguagem reflete isso, o livro é frio e às vezes distante. Por outro lado, as descobertas dele são talvez as mais poderosas e as mais embasadas que eu já me deparei.

Este livro fala sobre as origens da Psicologia Positiva e Seligman discute que felicidade é resultado de várias ações que podemos implementar imediatamente na vida.

Livro bem parecido com o Flow do Mihaly Csikszentmihalyi (que, por sinal, seria o próximo dessa lista), ou seja, descobertas impressionantes, porém escritas por científicos.

Recomendo fortemente ambos se você estiver levando a sério a ideia de ter uma vida com mais significado.

Você também pode gostar