fbpx
Home Autoconhecimento Revisão 2019 & Visão 2020

Revisão 2019 & Visão 2020

Escrito por Felipe Cotrim 08/01/2020
Revisão 2019 & Visão 2020

Para mim, é um pouco de loucura desejar um ano novo diferente e melhor sem investir tempo refletindo sobre o ano que passou. Embora dê trabalho, vale a pena.

Por que eu publico isso?

Em primeiro lugar, é um exercício meio egoísta, pois eu sei que ao divulgar publicamente meus objetivos para 2020, vou levá-los muito mais a sério. Em segundo lugar, para te inspirar a fazer algum tipo de reflexão sobre os seus passos e o seu futuro.

REVISÃO 2019

Tirando algumas metas muito específicas para o Blog, eu tinha basicamente 6 objetivos definidos para cumprir no ano de 2019.

Aqui estão eles:

1) Ler 25 livros

Resultado: 24,5 livros lidos (98% da meta).

Era começo de Dezembro quando abri o 25º livro, mas além dele ter 700 páginas, é bastante complexo. Por isso são 24,5, pois ainda estou terminando.

Em média devo ter investido 1 hora por dia lendo. E confesso, sou um leitor lento, então se eu consigo qualquer um consegue. O ranking dos 10 melhores.

2) Fazer 7 cursos online

Resultado: 6 cursos feitos (86% da meta).

3) Meditar 200 vezes

Resultado: 170 sessões (85% da meta).

4) Fazer 100 treinos de exercício físico

Resultado: 24 treinos (24% da meta).

5) Participar do processo seletivo para o PhD in Management da Nova SBE de Lisboa

Resultado: Sucesso, pelo menos participei e conheci o processo.

6) Estudar para me aproximar da liberdade financeira

Resultado: Sem sucesso.

OUTROS FEITOS DE 2019:

7) Blog no ar.

8) Mestrado em Administração finalmente defendido e concluído.

9) Primeira venda do primeiro produto da história do Blog – As 29 Perguntas.

10) Co-fundar uma comunidade internacional de aprendizado e discussões sobre Inteligência Emocional aqui em Portugal, o Life Questions Academy.

Enfim, tirando a parte do exercício físico e de estudar investimentos, estou extremamente satisfeito e feliz com o meu desempenho.

Em um único ano lancei meu blog, tive meus primeiros retornos com ele, e ainda fundei um outro negócio totalmente coerente com o quero para a minha vida.

Fora isso, aprendi demais lendo 25 livros e fazendo 6 cursos. E obviamente o sentimento de ter o Mestrado finalmente concluído é indescritível.

Sou muito rígido comigo mesmo, mas nesse início de ano estou me dando o direito de celebrar, pois 2019 realmente foi demais!

Jubal Kenneth Bernal

VISÃO 2020

Aqui estão meus objetivos:

1) Ler 26 livros. (Ou melhor, ler 6.500 páginas).

É mais certo escrever essa meta em páginas do que em livros. Livros têm vários tamanhos, logo se basear em páginas é mais preciso. Sendo assim, minha meta real é ler 125 páginas por semana, ou seja, 6.500 páginas no ano. Dividindo isso pelo tamanho médio dos meus livros (250 páginas), chegamos em 26 livros, isto é 1 a cada 14 dias.

Pensei muito em manter o crescimento e aumentar essa meta para 30 livros, mas ler não-ficção é bem diferente de ler outros gêneros. Ou seja, a maioria dos livros que eu abro não são apenas lidos, mas estudados. Além disso, invisto tempo fazendo resumos escritos após a leitura. Sendo assim, estou chegando à conclusão de que 14 dias por livro é o meu número ideal.

2) Ler 104 artigos longos

Tenho uma queda especial por livros (se quiser explico), mas um bom artigo tem muito valor. Conheci muitos blogs, escritores e páginas fantásticas que merecem meu tempo, então aqui vai um esforço para ler 2 artigos longos por semana, 104 no ano.

3) Fazer 7 cursos

Gostei da meta de fazer 7 cursos curtos em 2019. Não me deixa na zona de conforto e também não é opressor para o restante da rotina. Bora repetir.

4) Meditar 250 vezes

Aproximadamente 5 sessões por semana. Quero muito conseguir ficar cada vez mais presente ao longo da minha vida, essa é uma das habilidades mais preciosas que podemos desenvolver, na minha opinião. Depois de ler o maravilhoso livro do Andy Puddicombe tudo isso ficou ainda mais claro. Então, aqui vai o meu esforço para seguir nesse caminho.

5) Fazer 100 treinos de exercício físico

Isso são 2 treinos de musculação ou natação por semana (fora minhas caminhadas diárias com o meu beagle Zeca). Ainda não é o ideal, mas como passei vergonha nesse quesito em 2019 não vou me atrever a aumentar por enquanto.

6) Estudar para me aproximar da liberdade financeira

Estudar 40 horas sobre investimento esse ano.

Não vou entrar em todos os detalhes do Blog, mas aqui vão 2 principais objetivos para esse ano:

7) Escrever e publicar no mínimo 50.000 palavras

Escrever é uma atividade central para mim esse ano. Esse único esforço pode facilitar newsletter, post em mídias sociais, materiais gratuitos e produtos inéditos.

8) Oferecer 2 novos produtos para venda

Bom… Digamos que boas novidades estão chegando.

OBJETIVOS PRECISAM DE UM SISTEMA

Já reparou que muitas vezes grandes objetivos nos desmotivam em vez de fazer o efeito oposto?

Ler 26 livros em 1 ano, por exemplo, só não vira um grande pesadelo para mim, pois eu criei um sistema de ação para me levar até lá. Um mecanismo que me ajuda no dia a dia.

Nem de longe sou expert na arte dos hábitos e da produtividade, só tento aprender com outros grandes por aí, mas tenho melhorado bastante.

Destaco 3 lições que aprendi:

A PRIMEIRA é quebrar esse grande objetivo anual em objetivos menores, talvez mensais, talvez semanais, como achar melhor. Ou seja, para eu ler 26 livros esse ano, quantas páginas eu preciso ler em cada uma das 52 semanas do ano? A resposta no meu caso é: ler 125 páginas.

Já fica melhor logo de cara. É muito mais fácil pensar em ler 125 páginas ao longo de 7 dias, do que pensar em cumprir uma pilha de 26 livros.

A SEGUNDA é perguntar: O que eu preciso fazer lá dentro da minha rotina para ler essas 125 páginas na semana? Quando chegar aquela segunda-feira preguiçosa, o que vou fazer para não deixar de abrir o livro? Como seria o meu hábito de leitura? Seja específico.

  • Ah, vai ser minha primeira tarefa do dia para não correr o risco de falhar, então todo dia logo depois do café.
  • Vou ler após o almoço no trabalho, pois é mais tranquilo para mim, até porque nessa hora eu geralmente estou perdendo tempo nas redes sociais.
  • Não, quero criar um hábito de ler 30 minutos sempre antes de dormir. Assim também já elimino a luz do celular que piora a qualidade do nosso sono.

A TERCEIRA é se lembrar do porquê. Por que você está fazendo isso? Por que cumprir esse objetivo é importante para você? É importante se lembrar do porquê quando bater a preguiça.

No meu caso, quero ler 26 livros esse ano, pois aprender é uma das atividades mais essenciais hoje não só para o meu trabalho, mas também para o meu bem estar.

Por fim, eu disse que “objetivos não funcionam sem um sistema” porque imagina todos esses pequenos hábitos funcionando para diversos objetivos e metas diferentes. Isso é, de fato, um sistema pessoal. Um mecanismo que te leva para frente na vida.

E LEMBRE-SE, NEM TUDO VAI DAR CERTO

Trabalhe arduamente para alcançar seus objetivos, mas lembre-se que nem tudo vai dar exatamente certo. A vida tem imprevistos e joga prioridades na nossa frente quando nem imaginamos.

Se você cumprir 90% das suas metas, tudo bem. Se você cumprir 50% das suas metas, tudo bem também. Celebre os seus avanços, não os trate como se tivessem sido um retrocesso.

E enfim… Muito obrigado, 2019.

Mas 2020 vai ser grande!

Você também pode gostar