Foram 25 livros lidos em 2019, um grande ano para os meus parâmetros de leitura.
E aqui estão os 10 melhores.
Aqueles que me fizeram pensar de verdade. Aqueles que fizeram uma pequena transformação em mim. E aqueles que certamente irão me acompanhar durante a vida.
O CRITÉRIO
Um livro está mais bem posicionado se ele:
- Me ajudou a quebrar paradigmas e ampliar a minha visão;
- Me deu a certeza de que eu faria algo prático com aquilo depois (por exemplo, um resumo ou mudar algo na minha rotina);
- Foi fácil de ler e me inspirou.
Pode ser um livro excelente, mas apenas confirmar crenças existentes não é crescimento. Crescimento é ver que você estava errado. Crescimento é desconforto.
Pode ser um livro maravilhoso, mas se não dá vontade de levar aquilo lá para dentro do seu cotidiano, então não foi tão maravilhoso assim.
Para mim, pode ser o livro mais valioso do mundo, se ninguém entende não adianta nada.
O RANKING
No final das contas, as posições acabam sendo muito relativas. Então o melhor é se concentrar no fato de que todos esses livros são espetaculares.
Vamos lá!
1. BRAVING THE WILDERNESS | BRENÉ BROWN
Sou fã dela. Outro livro fantástico que não sabia que seria o primeiro enquanto lia, mas depois de refinar o critério (acima) não tive dúvidas. Essa mulher é totalmente fora do comum!
A vida é uma selva. Como ter coragem? Como viver exposto na arena? Como transcender ideologias? O perigo da solidão. O perigo das dicotomias. Sobre raiva e ódio. Sobre pensamento crítico e civilidade.
Prepare-se, a Brené gosta de grandes questões. Essas questões geralmente são complexas de entender, exceto quando é ela que escreve.
2. THE WAR OF ART | STEVEN PRESSFIELD
Um tapa na cara!
Pressfield sem dúvida estava iluminado quando escreveu esse livro, as palavras chegam a ser espirituais e quase agressivas de tão realistas e precisas.
Ele começa definindo as forças que nos seguram e tudo o que nos impede de ser e fazer mais. Depois ele fala das nossas escolhas na vida e da diferença entre amadores e profissionais. Por fim, o foco passa a ser as forças que nos ajudam e nos empurram para frente na vida.
(Uma pena não existir tradução para essas duas primeiras jóias da lista).
3. MEDITAÇÃO E MINDFULNESS | ANDY PUDDICOMBE
Eu medito com o HeadSpace faz 3 anos, o Andy é um tipo de mestre para quem usa o aplicativo. Por isso, é muito inspirador e até engraçado ouvir sobre a sua jornada e suas frustrações meditando.
Ele divide meditação em 3 partes: (1) a abordagem, ou seja, antes de começar, como encarar a prática, com qual mindset entrar; (2) a prática, isto é, a parte mais técnica; e (3) a integração, ou seja, como usar os benefícios da meditação no cotidiano.
Está aqui um guia sobre uma das habilidades mais importantes da atualidade. Assim como o Andy, eu acredito profundamente que da mesma maneira que alguém pode te olhar feio hoje quando você diz que não faz exercício físico, as pessoas olharão feio amanhã para quem não faz meditação (o exercício mental).
4. FUDEU GERAL | MARK MANSON
Engraçadinho é só o título. Conteúdo evoluído e importantíssimo. O primeiro livro dele não me agradou tanto. Já esse… Uau!
Deve ter sido maluco costurar um livro desse, Manson trouxe: contextualização histórica precisa + autores eternos como Kant e Nietzsche + autores recentes como Nassim Taleb + o retrato da sociedade atual.
Ou seja, os argumentos sobre esperança, liberdade, o significado da vida, e o futuro da humanidade são fortes e desconcertantes. Recomendo fortemente a leitura.
5. A ALEGRIA DE ENSINAR | RUBEM ALVES
Que cara esse Rubem Alves! Eu tinha certeza que esse seria um dos melhores livros do meu ano.
Se para os alunos o melhor dia da escola é quando o professor falta, algo não está certo na educação. Além disso, as semelhanças de uma escola com uma fábrica realmente são impressionantes: ter um número, usar uniforme, horários bem definidos, respeitar o sinal para poder comer algo ou tomar sol.
Livro pequeno, extremamente fácil de entender, e analogias geniais. Esse livro fez um marco na minha vida.
6. THE ALTER EGO EFFECT | TODD HERMAN
Transformador!
Herman é coach de alta performance para atletas olímpicos, grandes empresários e artistas. Passou 20 anos desenvolvendo e aplicando esse método que agora resolveu publicar.
Ele ensina a arte/ciência para criar um Alter Ego que te ajudará a conseguir resultados superiores em uma determinada área da sua vida.
7. ORIGINAIS | ADAM GRANT
Adam Grant é autor do meu podcast favorito chamado WorkLife. Curti demais ler o livro dele. Qualquer evidência, por mais científica que seja é explicada de maneira super leve e intuitiva.
Como ser original? Para responder ele fala sobre geração de ideas, sobre ampliar suas referências, procrastinar estrategicamente, pedir feedback da maneira correta, e muito mais.
Pode se preparar para quebrar paradigmas e entender que você está errado sobre muitas coisas assumidas como certas. É aí que mora o aprendizado e a evolução.
8. EINSTEIN | WALTER ISAACSON
Essa é a segunda biografia do Isaacson que leio, achei riquíssima, muito clara e próxima. Parece que ele viveu ao lado de Einstein.
Olha, Einstein não foi um gênio “apenas” por ter desbancado teorias inteiras de Isaac Newton (Pfff, por favor!). Ele foi um gênio por possuir alguns traços que ninguém tinha em seu meio: (1) inconformidade, ele era um eterno rebelde e queria questionar tudo o que era considerado “verdade”; (2) imaginação de uma criança, o que o ajudava muito com seus experimentos mentais; e (3) traduzir a dificuldade da física em simplicidade, ele odiava trabalhos desnecessariamente complexos.
Albert Einstein, depois dessa leitura, se tornou um dos meus maiores modelos de pensador, acadêmico e ser humano.
9. UM TRABALHO PARA AMAR | THE SCHOOL OF LIFE
Sem surpresas, outro livro sensacional deles!
Uma viagem maravilhosa sobre as nossas relações com o trabalho (que é um pilar fundamental para uma vida plena). Escrita leve, senso de humor sutil e exemplos muito genuínos são a marca deles para mim.
Como não querer saber por que encontrar um trabalho alinhado conosco é tão difícil? O problema da nossa família, os perigos do sucesso, o mito da vocação, síndrome do impostor e muito mais.
10. PLANO B | SHERYL SANDBERG & ADAM GRANT
História forte e triste, mas uma aula de resiliência!
Sheryl Sandberg é a Chefe das Operações Globais do Facebook, trabalha ao lado de Mark Zuckerberg, mas foi surpreendida na vida pessoal com a morte do marido. Num relato muito íntimo, ela conta como encarou essa dura adversidade.
Adam Grant é professor e pesquisador, então conseguiu dar ainda mais impacto a essa história emocionante ao trazer dados, estudos e curiosidades.
UM LIVRO EXTRA
Era comecinho de Dezembro quando eu resolvi abrir uma jóia de 700 páginas. Como ainda estou terminando, não coloquei no ranking, mas suspeito fortemente que esse livro estaria nos top 3 dessa lista.
THE STORY OF PHILOSOPHY | WILL DURANT
Por um lado, Filosofia me interessa DEMAIS. Por outro, eu nem sei por onde começar, e algumas obras são muito complexas. É justamente por isso que livros como esse valem ouro.
Em aproximadamente 60 páginas você consegue entender extremamente bem sobre o trabalho de grandes nomes como Aristóteles, Spinoza, Kant e outros. (Afinal, é muito difícil começar a gostar de Filosofia lendo de primeira Descartes ou Bacon).
Pelo que pesquisei, parece que existia uma edição em português antigamente, mas não mais. Difícil acreditar.
Ah, um livro ainda melhor para começar na Filosofia é esse. Numa linguagem ultra fácil, cada grande pensador está resumido em aproximadamente 5 páginas. É genial, recomendo!
…
Se quiser mais sugestões, veja a lista completa de tudo o que tenho lido. Ou também os melhores de 2018.